Os Meus 5 Clássicos da Literatura Romântica #1


Este post é dedicado a pessoas como eu. Cromos dos livros, amantes de boas histórias, e sobretudo, apreciadores de um bom romance. Inclino-me essencialmente para vocês porque não quero estar a escrever sem receber algo em troca. Quero que comentem, que discordem, que sugiram outros livros, que me façam conhecer novos autores. Esse é o meu verdadeiro propósito.

Mas afinal, o que é um romance? Acredito que o conceito foi alterando ao longo dos anos. Não concordam? Quer dizer, uma história de amor é sempre uma história de amor, mas a forma como é contada, depende da época. Acho que este é um bom tema para um outro post.

Anyway, é muito difícil criar um top de livros, seja qual for a categoria. Obviamente, como toda a gente, tenho uma lista de livros preferidos, mas por incrível que pareça, maior parte deles não estão neste top. Com o tempo, e se forem leitores assíduos do meu blog, vão perceber porquê.

Dito isto, vamos lá ver as minhas 5 escolhas de Clássicos do Romance.





1 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Muito cliché? Don't care. Acredito que Jane Austen deverá sempre constar das listas de clássicos da literatura romântica. Porquê? 



Para quem leu "Orgulho e Preconceito" não é difícil de perceber. Jane Austen conseguia criar as mais belas histórias de amor sem intimidade física tão essencial aos romances modernos. Lizzie e Mr. Darcy nunca se beijaram antes do pedido de casamento, mas mesmo assim, a intimidade e a paixão estavam presentes durante toda a história. Quando Mr. Darcy disse, pela primeira vez, a Lizzie que a amava, meu deus! Eu fiquei com pele de galinha com o discurso dele e a fúria dela, na altura. E eles nem sequer se tocaram...

Esse é o poder de Austen: criar uma intimidade entre os personagens, sem envolver sexo na história para cativar o leitor (abordagem utilizada por muitos dos autores romancistas modernos, quando o enredo não é bom o suficiente para cativar o leitor).

2- Feminino Singular - Sveva Casati Modignani

Se ficarem por aí, vão ouvir falar muito de Sveva. Muito cedo para dizer que é uma das minhas escritoras preferidas? Bem, a Sveva, apesar de fazer parte da vasta lista de escritores modernos, não cai no vulgar.

Se lhe derem uma oportunidade, vão conhecer personagens italianas com personalidades peculiares. Vão perceber também que as histórias de amor não duram para sempre, e que as boas histórias nem sempre acabam com um final feliz.



Mas se me perguntarem o que mais gosto nos livros da Sveva, bem, essa é fácil. Os escritores modernos, e apesar de estarmos já no séc. XXI, desenham sempre mulheres perfeitas, moralmente inigualáveis, lindas, inteligentes, cheias de amigos e com as vidas mais interessantes do mundo. Essas mulheres são as mesmas no inicio e no fim do livro.

Com a Sveva, não esperem encontrar uma mulher perfeita. Aliás, não esperem que a mulher que conheceram no início do livro, seja a mesma de quando o termina. A Sveva faz um trabalho incrível com as personagens e certifica-se de que a história é tão boa e de certo modo, tão real, que a personagem vai mudando com as circunstâncias da vida.

"Feminino Singular" não é exceção. Vão em encontrar em Martina, uma mulher imperfeita e real. Hilariante e carismática, algo louca. Na verdade, ela terá três filhas, todas de temperamentos diferentes, todas de pais diferentes. Nenhuma delas filha do único homem que Martina realmente amou.

Não vou fazer spoiler porque o livro é bom demais.

3- A vida num sopro - José Rodrigues dos Santos

Li este livro há cerca de 12 anos, e tenho pena, porque na altura não o compreendi como ele o merecia. Por essa razão, voltei a lê-lo recentemente.



Vão encontrar na história de Amélia e Luis, duas histórias. A primeira de dois jovens ainda miúdos apaixonados e a viver o seu primeiro amor. Um amor inocente, alegre, tal como deve ser o primeiro.
A segunda de dois adultos já marcados pela injustiça e outras tragédias da vida. Um amor proibido, furtivo e cheio de paixão.

Inclui este livro no meu Top, porque várias razões. Não é só o facto de ser mais um "Romeu e Julieta", mas também o enquadramento politico da história. Também o facto de José Rodrigues dos Santos criar personagens verdadeiramente portuguesas e de encontrarmos nelas um pouco das pessoas que até conhecemos.

A verdade é que, quando leio este livro, sinto que esta história poderia ter sido real, provavelmente até foi. E o facto de ser no meu país traz um pouco mais de autenticidade.


4- A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

A qualidade literária é inegável, no entanto, há quem não o considere um romance. Eu arrisco.

Costumo dizer que "A Sombra do Vento" tem um pouco de vários géneros e não se enquadra, verdadeiramente, em nenhum deles. Romance, drama, suspense, ficção e até thriller.

O que vos posso dizer é que a partir do primeiro capítulo, ficarão inevitavelmente agarrados a este livro (e aos seguintes, já que é uma trilogia).

É uma história tão antiquada quanto futurista. Uma história que, prometo, não conseguirão comparar ou assemelhar a nenhuma outra. Posso também prometer-vos que ao longo do livro irão sentir medo (o que considero muito raro na literatura).



Desculpem não conseguir descrever este livro da forma que ele merece, mas sinceramente, está fora das minhas capacidades. Terão de arriscar e ver por vocês mesmos. Deixo-vos que a frase que caracteriza o livro:

"Daniel, não podes contar a ninguém aquilo que vais ver hoje..."

5- Amor de Perdição - Camilo Castelo-Branco

Certamente, este não é desconhecido para nenhum de vocês (assim espero, já que é um clássico da Literatura Portuguesa).

Esta é a história trágica de Simão e Teresa, o "Romeu e Julieta" nacional. Uma história carregada de amor e regada pela história e a política nacional do século XIX.



Esta não é a história de amor mais bonita (ou feliz) que irão ler, mas considero ser literatura obrigatória, pelo menos para os portugueses.



Por fim, resta-me perguntar-vos o que acharam deste TOP 5. Peço desculpa aos românticos que estavam à espera de Nicholas Sparks ou Nora Roberts. Dificilmente encontrá-los-ão no meu blog.

Mas e vocês? Qual seria o vosso TOP5 de literatura romântica? 

Comentários

  1. Definitivamente tenho de aumentar a minha leitura de clássicas x) desses só li Orgulho e Preconceito (shame) :P
    Muitos beijinhos,
    http://www.deliriousbeautifulmind.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário